30/03

Viagem para a terceira idade em Praia do Forte

Viajar e conhecer novos lugares é ótimo, mas ter a companhia das pessoas que a gente ama nessas aventuras é ainda melhor. No entanto, se você vai levar crianças ou idosos, há uma série de cuidados e de questões que devem ser levadas em consideração, afinal, não dá pra levá-los para qualquer lugar sem se atentar a alguns detalhes. 

Como já falamos um pouco de crianças nesse blog, hoje o dia é de trazer algumas sugestões em relação ao público mais velho, com orientações sobre cuidados e até dicas de passeios para fazer com eles. O Importante aqui é se divertir e ser feliz, mas com segurança e prudência. 

Cada dia mais a viagem entre os idosos está sendo mais comum e isto é graças a expectativa de vida que está aumentando, junto com a animação desse público que está aproveitando a vida sem se importar com a idade, afinal isso é só um número, né? E olha que tem muitos idosos que estão mais ativos que gente nova.

Pensando nisso, resolvemos separar várias recomendações para você ficar atento antes de viajar e para que a experiência seja incrível para todos. Vamos conferir?

Quais os cuidados?

Cada dia mais, a população idosa está mais ativa, independente e com vontade de desbravar o mundo e viver diferentes experiências. O aumento da expectativa de vida também fez com que mais viagens com esse público ocorressem e por isso o setor turístico começou a modificar a sua infraestrutura para receber esses idosos com mais tranquilidade. 

Se por um lado, eles estão mais animados e realizando suas atividades sozinhos, por outro, ainda é necessário alguns cuidados e pontos que precisam ser analisados para garantir que a viagem ocorra da melhor forma possível e, é claro, de maneira segura para todos. 

Portanto, antes de tudo, fique de olho nessas dicas: 

  • Planeje a viagem: É fundamental escolher bem o roteiro, definir a data, transporte e até quantas horas vai levar. Assim você consegue entender também o que precisa ser feito para que a viagem seja mais tranquila e confortável.
  • Verifique a estrutura do Hotel: Veja se a estrutura do Hotel está adequada para receber o idoso. Aqui, no Porto Zarpa, por exemplo, temos quartos no térreo e as suítes possuem barra de proteção para auxiliar na locomoção caso seja necessário.
  • Faça uma lista do que colocar na mala: É importante anotar tudo que precisa levar na viagem. Além dos ítens comuns, como roupas e calçados, não esqueça de colocar os remédios, roupas a mais, além de lenços, guarda-chuva e documentos. 
  • Separe tempo para descanso: Se a viagem de carro for extensa, é bom separar um tempo para parar, tomar uma água ou um café e dar uma esticada nas pernas para continuar o percurso. 
  • Esteja sempre com alimento e água na mão:  deixe sempre à mão uma garrafa de água e algo para comer, afinal, a gente não sabe quando pode ter um trânsito ou quando vai precisar de água para tomar um remédio, por exemplo. É sempre bom prevenir, né?

O que fazer em Praia do Forte?

 

Praia do Forte é um lugar para todas as idades, pois além de ter uma infraestrutura preparada para receber crianças, adultos e idosos, opções de programação é o que não falta. Com certeza tem o passeio ideal para você e seus acompanhantes. E para te facilitar um pouco na hora de decidir o roteiro, resolvemos trazer algumas dicas de atividades, são elas:

  • Sol e Piscina: Um pouco de sol faz muito bem a saúde e aproveitar esse tempo perto da natureza traz mais benefícios ainda. Então aproveite para curtir a estrutura do hotel e quem sabe, ler um livro, descansar e ainda pegar um pouco de vitamina D. Além de ser ótimo se refrescar depois de pegar um pouco de sol, a piscina é o lugar ideal para quem não quer pegar onda na praia.
  • Conhecer o Castelo Garcia D’Ávila: O lugar marca o período de construção do nosso país e suas ruínas contam a história dessa fundação. Tombado pelo IPHAN desde 1937, foi a primeira edificação portuguesa e você pode saber muito mais através do museu interativo que fica no local e que traz informações e curiosidades sobre o Castelo Garcia D’Ávila. 
  • Experimentar a gastronomia local: Com certeza é uma das atividades mais praticadas aqui, afinal, quem não quer provar o famoso tempero da Bahia, né? No Porto Zarpa, você pode provar todas essas delícias sem sair do Hotel, já que aqui dentro temos o Restaurante Atobá, que oferece massas, carnes e até frutos do mar, além de um cardápio infantil especial com sopas. Só de falar, já deu água na boca! 
  • Visitar a Praia: Não dá para vir até aqui e não visitar as praias em Praia do Forte, certo? E para facilitar o acesso, dentro do nosso Hotel, tem um caminho que te leva diretamente para a praia de forma rápida, assim sobra mais tempo para aproveitar o mar.. 
  • Projeto Tamar: Se quer conhecer um pouco mais da biodiversidade marinha daqui, o Projeto Tamar é o programa perfeito. Lá é possível ver de perto 5 espécies de tartarugas marinhas, além de tanque de tubarão e um museu que conta um pouco mais de cada animal e que ajuda na conscientização e preservação delas. É uma experiência imperdível.

Viajar com quem a gente ama é maravilhoso e poder fazer programações que agradem a todos de forma segura e divertida é ainda mais incrível. Portanto, aproveite que tem feriado chegando, chame as crianças, os adultos e os idosos e venham para a Praia do Forte. E se quiser mais dicas de atividades com mais aventura, é só dar uma lida no nosso blog que tem muitas sugestões pra você. Até a próxima!