Trilhas de bike na Bahia: Conheça o Parque Klaus Petter e sua trilha

18/02/2019

Gosta de fazer trilhas de bike? Conheça o Parque Klaus Petter e uma das trilhas mais famosas da Bahia!

Para quem gosta de curtir um pouco de aventura e esporte durante as viagens, vai gostar bastante de passar alguns dias na Praia do Forte. Além de praias belíssimas, o local também é propício para a prática de esportes náuticos e trilhas perfeitas para passeios de bike ou bicicleta. 

E quando falamos em trilhas da região, não podemos deixar de citar o Parque Klaus Petter. Com uma área de mais de 260 hectares, o parque oferece um contato único com a natureza.

Está procurando uma trilha de bike na Bahia? Nos acompanhe neste artigo e conheça algumas das melhores atrações da Praia do Forte, o Parque Klaus Petter.

O que é o Parque Klaus Petter?

Talvez você não tenha ouvido falar no Parque Klaus Petter, mas a verdade é que ele é um dos principais parques do estado, e funciona como uma Unidade de Proteção Integral. 

Apesar de ser conhecido como Parque Klaus Petter, o verdadeiro nome é Parque Natural Municipal da Restinga de Praia do Forte e funciona desde 2008. Além de ser um local crucial para a proteção dos diversos ecossistemas da região, como dunas e restingas, o parque também oferece área de lazer e turismo.

O local possui mais de 3,6 Km de trilha com piso intertravado, ideal para a prática de trilhas de bike ou passeios calmos de bicicleta. Durante a trilha, também é possível observar espécies de animais locais, como o bicho-preguiça e outros.

Além disso, se você pratica atividades como a observação de pássaros, também vai encontrar no local o ambiente ideal. Afinal, são mais de 180 espécies de aves dentro do parque, que podem ser observadas. 

Tudo isso de forma gratuita. Não é necessário pagar entrada para acessar o parque, e é possível agendar passeios, também. 

  • O Parque Klaus Petter funciona das 6h até 18h; 
  • Oportunidade para conhecer a fauna e flora local, com centenas de espécies de animais protegidas;
  • Passeios guiados com a apresentação da vida animal da área;
  • Cerca de 3,6 km de trilha com piso intertravado; 
  • Possibilidade de praticar esportes como canoagem e passeio a cavalo. 

Como fazer a trilha de bike no Parque Klaus Petter?

O acesso para o Parque Klaus Petter é totalmente aberto para o público durante o seu período de funcionamento. Não é necessário pagar entrada e nem agendar visita, porém, ainda assim são necessários alguns cuidados para fazer uma trilha de bike no local.

Quer saber alguns dos cuidados recomendados? Confira abaixo: 

1. Leve sua água e protetor solar

O Parque não possui nenhum bebedouro nem lugares para comprar água. Por isso, o ideal é que você leve a sua garrafa cheia, já preparado para passar o tempo na trilha. 

Além disso, o sol e calor no local pode ser forte, principalmente durante o verão. Passar protetor e usar camisas com proteção UV é uma boa escolha. 

2. Siga as placas espalhadas pelo parque

O parque é todo sinalizado, tanto para a segurança dos visitantes como também dos animais que habitam o local. Além das placas de segurança, também há sinalizadores indicando quanto da trilha você já percorreu. 

3. Não saia da demarcação da trilha

Pode ser que você se encante com as belezas naturais do parque, porém, é estritamente proibido sair da demarcação da trilha dentro do parque. Isso evita que você se perca na mata do local ou sofra acidentes. 

4. Prefira ir em grupo


Por segurança, o ideal é que você vá ao parque em grupo. Isso evita vários problemas e aumenta a sensação de segurança.