18/10

Saiba quais esportes dá para praticar em Praia do Forte

Gosta de aventura? Confira os tipos de esportes para praticar em Praia do Forte. 

Para quem é fã de esportes radicais ou de exercícios, a Praia do Forte é o lugar ideal, afinal praia e atividade física têm tudo a ver, né? Não tem sensação melhor do que se exercitar com um visual lindo, com direito a areia, mar, céu, ondas e o sol iluminando o dia. 

Se você está pensando em viajar e experimentar algum esporte novo, não deixe de praticar atividade física e não perca as dicas de hoje. Além de trazer diversos benefícios para a saúde física e mental, o cenário torna o momento ainda mais prazeroso.

Benefícios da prática do esporte

Não é novidade que a atividade física é fundamental para promover o bem estar e a qualidade de vida. No entanto, há uma série de benefícios específicos como: melhora do condicionamento físico e da autoconfiança, manutenção do peso ideal, minimização do estresse e aumento da concentração e do foco. 

Isso sem contar que além do ambiente perfeito, as atividades físicas praticadas em locais como a praia ajudam no metabolismo e na resistência muscular já que exige mais esforço. Além disso, quanto mais se exercita, mais bem disposto você fica para as outras atividades diárias.

Por isso, estar sempre em movimento é a chave do sucesso para quem quer estar saudável física e mentalmente. E nada melhor para o corpo e para a alma do que fazer exercícios em contato com a natureza. Então, para te ajudar, trouxemos dicas de exercícios ou esportes para fazer aqui na Praia do Forte.

Vale ressaltar que separamos as sugestões de acordo com o local em que será praticado. Vamos conferir: 

No Mar

  • Surf: mais conhecido no Brasil como Surfe, é um esporte radical praticado individualmente no mar. É um esporte mundialmente famoso em que o surfista busca ficar o maior tempo possível em pé na prancha executando manobras com diversos níveis de dificuldade dentro da onda. Vale ressaltar que há um tamanho e formato específico da prancha para o surfe. Além disso, há também outros estilos que utilizam prancha no mar, como o que vamos mencionar a seguir. 
  • Bodyboard: Semelhante ao surfe, o esporte também envolve pranchas, ondas e mar. No entanto, no bodyboard a ideia é executar manobras radicais deitado de bruços na prancha, que também possui um tamanho e formato específico. 
  • Mergulho: Com certeza já deve ter ouvido falar do mergulho. Se você gosta de explorar o mundo debaixo d’água, esse é o esporte ideal. Através da prática do mergulho, é possível conhecer um pouco mais da vida marinha e ver a beleza de corais, algas, peixes e até tartarugas ou baleias, dependendo do local e da época. Para mergulhar é necessário equipamentos que vão desde óculos, máscaras e roupas especiais, como também cilindro de oxigênio. 

No Rio

  • Stand Up Paddle: É uma modalidade parecida com o surfe, porém tem algumas peculiaridades, como a utilização de um remo para ajudar na movimentação. O Stand Up Paddle pode ser praticado no mar ou na lagoa e utiliza uma prancha parecida com a usada no surfe, porém muito maior e mais larga. É um esporte que está em alta com várias modalidades em competições ao redor do mundo. 
  • Canoagem: Uma atividade que pode ser praticada tanto em água salgada, quanto em água doce é a canoagem. Esse esporte é praticado com o auxílio  de uma ou duas pás para se movimentar sobre as águas e pode acontecer em águas calmas, como um passeio tranquilo, contemplando a natureza, ou até descendo as corredeiras, para quem gosta de mais aventura. 

Na Areia

  • Frescobol: Originário do Brasil, o Frescobol é um  esporte praticado na praia, geralmente em duplas à beira do mar. Esta modalidade nada mais é do que dois jogadores jogando a bola um para o outro por meio de uma raquete com o objetivo de não deixar a bola cair. 
  • Corrida (ou caminhada): É uma das atividades físicas mais praticadas em todo o mundo e é super democrática, afinal, cada um decide o seu próprio ritmo. É uma excelente opção para quem quer começar a sair do sedentarismo em busca de uma vida saudável. Você pode começar caminhando um pouco, e depois que adquirir mais condicionamento físico, pode começar a correr e ir aumentando o espaço percorrido e diminuindo o tempo gasto. Já imaginou uma caminhada ou uma corridinha na areia na beira do mar? Ainda dá para fechar o exercício com chave de ouro com aquele mergulho antes de voltar para casa. Incrível, né?
  • Yoga: Essa é uma prática realizada para trazer mais tranquilidade, bem estar e presença para as pessoas. Se tem um lugar ideal para isso, com certeza, é a praia. Dá para fazer os movimentos e ainda aproveitar e se conectar com a natureza. O cenário contribui e muito para a prática da Yoga e para a conexão do corpo com a mente através das técnicas de respiração. Além de trazer uma paz enorme, tem diversos benefícios como a melhora na mobilidade, no estresse e na consciência. 
  • Slackline: Para quem não conhece, o slackline é uma prática que estimula o equilíbrio do corpo, através de movimentos em cima de uma fita de nylon ou de poliéster flexível. Esse fio fica preso em dois pontos fixos e os praticantes realizam movimentos de acrobacia com o intuito de se manter em cima da fita, sem encostar no chão. É um esporte que vem crescendo e se popularizando e pode ser feito com o elástico amarrado em duas árvores. Se você é bom de equilíbrio e não tem medo de desafios, vale a pena experimentar.
  • Trilha: É uma atividade física que envolve caminhada e exploração de lugares com belas paisagens. Pode ser de curta, média ou de longa distância e geralmente é feito entre o meio ambiente, ou seja, dá para praticar exercício físico e ainda conhecer a fauna e flora do local da trilha. Aqui, em Praia do Forte, uma das trilhas mais conhecidas é a do Reserva do Sapiranga que possui 600 hectares de Mata Atlântica, além de diversas aves para ver e ouvir o seu canto. 

Com todas essas dicas, fica impossível querer experimentar uma só modalidade aqui em Praia do Forte. Então, vale a pena planejar, ficar uns dias e praticar várias atividades em um dia, afinal, a saúde agradece e a diversão é certa! Por isso, já separe os esportes que você quer experimentar e prepare-se para praticar aqui nesse cenário incrível.

Aproveite e fique ligado que tem sempre conteúdo e dicas novas sobre programações para fazer e curtir com a família e os amigos. Não deixe de nos seguir também pelas redes sociais, afinal lá também interagimos, e você pode enviar sua dúvida ou sugestão, ok? Até a próxima!