30/08

Roteiro para 2 dias em Praia do Forte

Resumo: Vai passar somente dois 2 dias em Praia do Forte? Confira um roteiro rápido para aproveitar ao máximo o lugar

Não é à toa que as cidades baianas estão entre os destinos mais procurados para visitação no Brasil. As belezas naturais e os pontos turísticos atraem viajantes de todo o mundo, afinal quem não quer curtir uma praia, natureza e um pôr-do-sol incrível né? E é por isso que a Praia do Forte é um dos refúgios mais visitados da Bahia. 

Localizada a 80km de Salvador e dentro do município de Mata de São João, ela tem diversos atrativos que encantam turistas e visitantes e, às vezes, é difícil ter tempo para conhecer todos. Por isso, para quem vem para passar pouco tempo, como por exemplo, um final de semana ou feriado, criamos um roteiro básico para aproveitar muito esse momento e conhecer o máximo que puder da Praia do Forte. 

Se você gosta de aventura, de programas históricos, gastronômicos ou culturais, vai amar essas dicas. Só vai precisar se organizar e planejar para otimizar o seu tempo e fazer tudo o que quer. O roteiro foi criado para você conhecer um pouco de cada tipo de passeio. Então, vamos lá?

Dia 1 - Manhã: Praia do Papa Gente e Praia do Lorde

É bom chegar e já se purificar e recarregar as energias né? Então o primeiro programa do nosso roteiro é justamente um banho de mar. Então, já começamos conhecendo a Praia do Papa Gente que apesar do nome colocar medo, não é ruim como parece. Pelo contrário, o cenário é paradisíaco e o clima é tranquilo. Essa é uma praia com muitos coqueiros e é mais tranquila do que a nossa próxima indicação. 

Depois ande mais um pouco e chegue até a Praia do Lorde, onde há mais movimento e formação de piscinas naturais em momentos de maré baixa. Além disso, há também mais oferta de alimentos à beira da praia, então, se quer experimentar uma comida baiana na Praia, a hora é agora.

Tarde: Projeto Tamar

Quando falamos de Praia do Forte e natureza, você já deve pensar em Projeto Tamar, certo? Então, é claro, que não podemos deixar de colocar no roteiro. A Praia do Lorde fica próximo, logo dá para sair de lá e seguir direto para o Projeto para conhecer as 5 espécies de tartarugas-marinhas existentes na região. Além de ter informações e curiosidades, há também um museu com fotos e vídeos sobre elas. É imperdível!  

Noite: Vila Gastronômica

E para finalizar a noite, um local bem pertinho do Projeto Tamar é a vila que possui diversas opções como bares, restaurantes, sorveterias e lojas comerciais. Mas antes no caminho, você ainda pode conhecer a charmosa Igreja São Francisco de Assis, construída pelos pescadores. Dá para pegar um pôr-do-sol e ainda tirar várias fotos antes de conhecer a Vila Gastronômica.

Dia 2 - Manhã: Reserva Sapiranga

Para quem ama uma aventura, começamos o dia do jeito que você gosta! A Reserva do Sapiranga é uma reserva ecológica com cerca de 600 hectares de mata atlântica para se apreciar e praticar esportes. Um dos pontos fortes é justamente o ecoturismo, então dá para fazer canoagem ou se preferir uma caminhada, há trilhas também, só escolher o trajeto e o nível de dificuldade para definir qual é a ideal. 

Nesse caso, sugerimos que procure uma agência de turismo para te orientar e acompanhar nessa programação. Outro ponto importante, é que na Reserva, o contato com a fauna e flora local é muito grande. Então prepare-se para ver de perto  bicho-preguiça, ouriço-caixeiro, sagui e tamanduá-mirim.

Tarde: Castelo Garcia D’Ávila

Essa é a parte histórica do local, afinal, você não pode ir embora de Praia do Forte sem conhecer um dos principais marcos da construção do lugar, né? O Castelo Garcia D’Ávila é o atrativo mais importante em relação a este quesito histórico. Para quem não sabe, ele foi a segunda residência fortificada do Brasil. 

No local há a ruína da Casa da Torre de Garcia D'Ávila, que possui a capela de São Pedro dos Rates, parte mais antiga da edificação. Vale ressaltar, que o equipamento passou por reforma e ampliação recentemente, e agora, possui museu com inovações tecnológicas que permitem maior interatividade e mais informações sobre cultura e história, com destaque para a saga dos Garcia D'Ávila. O espaço funciona das 10h às 16h, de quarta a domingo. O lugar todo é lindo, ou seja, não tem como não querer tirar várias fotos e aprender mais sobre a história do nosso país.

Noite: Restaurante Atobá - Porto Zarpa

Para fechar com chave de ouro, uma boa comida local. O Restaurante Atobá possui diversas opções no cardápio que vão desde massas, carnes e até a tradicional comida baiana. Apesar de ficar dentro do nosso hotel, o restaurante é aberto ao público e funciona de 11h às 21h.

Além de toda a culinária especial que oferecemos, há também bebidas exóticas como a caipirinha e os coquetéis tropicais à base de frutas regionais e cardápio infantil para a criançada! Só de falar já deu água na boca né? Se quiser, dá uma olhadinha nas opções aqui.

Bom, depois desse roteiro e de conhecer todos esses lugares, é quase impossível não querer voltar para repetir e até conhecer outros atrativos de Praia do Forte. Afinal, quem conhece, se encanta. 

Então, é isso, siga os nossos canais oficiais, Facebook, Instagram e Twitter e comenta lá com a gente se você já conhece algum desses locais ou se você tem alguma outra sugestão para indicar. E não esquece de ficar ligado aqui que tem sempre dica nova, ok? Até mais!