31/05
Praia do Forte recebe a visita de Baleias Jubarte em sua costa

Que a Bahia é um dos destinos mais procurados pelos turistas não é novidade, mas nesse período, de julho a novembro, ela recebe também um público especial, as Baleias Jubartes, por um motivo muito especial.Quer saber o por quê?

Como nossa costa é de água mais quente por conta do clima tropical, as baleias saem da Antártida e aproveitam esse período para se reproduzir, e é nesse momento que conseguimos ver muitas delas por aqui na Praia do Forte. Então, além de você poder conferir tudo sobre as tartarugas marinhas no Projeto Tamar, tem também a opção de observar de perto a vida das Baleias Jubarte e a suas acrobacias na água.

Whale Watching

Para quem não conhece, o Whale Watching nada mais é do que o nome que se dá ao ato de observar as baleias. Esta atividade inclui uma visita ao Instituto Baleia Jubarte. Lá você pode assistir uma palestra  que conta um pouco sobre os hábitos e comportamentos dessa espécie, e explica também sobre normas de avistagem, orientações de embarque e outras informações pertinentes. 

Além de mostrar todo esse universo, você também pode ver de perto o esqueleto completo de uma baleia-jubarte e várias réplicas em tamanho natural de baleias exibindo comportamentos distintos. No instituto você fica sabendo tudo sobre como funciona a programação para ver as baleias jubarte. O passeio dura aproximadamente de 3 a 4 horas e você pode conseguir ver as acrobacias, saltos, esguichos de água e o canto delas.

Esse período, de julho a novembro, é muito importante para as baleias, já que esse é o momento de procriarem, logo, você pode presenciar também as mães e os seus filhos nadando juntos, em grupos ou em família. Esse é um tipo de passeio que vale super a pena e que amplia o seus conhecimentos sobre a vida marinha aqui em Praia do Forte. 

Biodiversidade: a gente vê por aqui

Nem só de tartaruga marinha e baleia jubarte vive o turista em Praia do Forte. Apesar de serem programações muito boas para a família toda, há mais opções do que se fazer aqui para você aproveitar a viagem e se conectar com a natureza de diversas maneiras.  

Desde programas com muita aventura, como passeios de bike, surf, stand up paddle e mergulho, até  passeios para contemplar o meio ambiente local como caminhadas, trilhas, piquenique e yoga em meio a natureza. 

A pandemia trouxe consigo a valorização do momento presente, então aproveite para chamar a família e os amigos para ter novas experiências e ficar mais conectado com a natureza. Ah! Antes de arrumar as malas, não se esqueça: mantenha os cuidados contra a Covid-19 e proteja quem você mais ama. Fique ligado nos protocolos de higienização para evitar a transmissão do Novo Coronavírus. Curta a viagem com segurança e tranquilidade!