Praia do Forte: Projeto Baleia Jubarte junta diversão em Família e conscientização

24/09/2019

Além de ter lindas praias, Praia do Forte também é ótima para fazer turismo sustentável com toda família. Conheça o importante Projeto Baleia Jubarte.

Viajar para Praia do Forte é ter a certeza de que você irá ter um roteiro repleto das mais variadas atividades. Além das lindas praias e belezas naturais, ainda é possível fazer turismo sustentável para toda família. Na região é possível conhecer a linda área de preservação ambiental da Reserva de Sapiranga, visitar o Projeto Tamar ou até mesmo observar as majestosas baleias jubarte em suas visitas as águas do local.

Esses magníficos animais passam pelo mar que banha Praia do Forte e são uma atração e tanto para a família. É possível observá-las muito de perto em um passeio que mistura diversão para todas as idades e conscientização ambiental. O Projeto Baleia Jubarte atua na região, em parceria com agências locais, e garante a preservação dessa gigante marinha.

Quer saber mais sobre a observação de baleias e garantir um momento inesquecível para sua família? Continue lendo e saiba tudo sobre o Projeto Baleia Jubarte.

Experiência única
A observação de baleias, conhecida internacionalmente como whalewatching, é uma atividade turística que vem ganhando cada vez mais adeptos ao redor do planeta. Afinal de contas essa é uma experiência inesquecível. Além disso ao ver de perto a magnitude desses animais, as pessoas se sensibilizam com a causa da preservação da espécie.

Poder ver de perto as baleias jubarte na costa de Praia do Forte é algo único. Uma diversão para toda a família que ainda ajuda a preservar a fauna do nosso planeta. Tudo é feito com o mínimo de impacto ambiental e com monitoração necessária. No Brasil, a prática é regulamentada por uma Portaria do IBAMA.

Como organizar o passeio para observar as baleias com a família
O passeio fica disponível na época de reprodução das baleias, de julho a outubro. Ele dura cerca de 5 horas que incluem uma visita ao Instituto Baleia Jubarte, com palestras de conscientização e preparação para o passeio de barco. Para observar essas gigantes marinhas é necessário reservar com antecedência o passeio. Ele é feito em escuna particular com capacidade para 45 pessoas. É um excelente para ser realizado em família, mas apenas com crianças a partir de 5 e idosos de até 65 anos.

Instituto Baleia Jubarte
Esse espaço o único do Brasil inteiramente dedicado à essa espécie. Por lá você pode conhecer esses animais magníficos, podendo conferir ao vivo um esqueleto completo de baleia-jubarte e várias réplicas em tamanho natural de baleias exibindo comportamentos distintos. O projeto incentiva o turismo de observação de baleias responsável.

Se você curtiu esse turismo sustentável e diferente na Praia do Forte, confira as trilhas de bike que podem ser feitas por lá, no Parque Klaus Petter.