04/12

Dicas infalíveis para aproveitar as praias de Praia do Forte

Se você está procurando por um período de descanso inesquecível em família, vai encontrar na Praia do Forte o lugar perfeito. Com opção para toda a família, é impossível não pensar na região sem citar as várias praias de Praia do Forte. 

Cada praia com suas particularidades, a região encanta justamente por oferecer formas bem diferentes de entretenimento para a família. Mas algumas dicas podem ajudar você a aproveitar ainda mais as belezas da região. 

Quer descobrir como aproveitar de verdade as praias de Praia do Forte? Continue lendo esse artigo e confira.

 

1. Primeira dica para curtir as praias de Praia do Forte: fique de olho na tábua de maré!

Não há dúvidas de que o melhor momento para aproveitar as praias da região, é durante a maré baixa. A região é famosa por suas piscinas naturais que proporcionam uma diversão segura para as crianças e um bom lugar para relaxar. 

Muitos dos programas na Praia do Forte são ainda melhores em alguns horários do dia, e quando a maré estiver baixa, como você vai ver nos próximos tópicos do texto. 

Por isso mesmo, para garantir que você vai aproveitar ao máximo as praias da região, é essencial ficar de olho na tábua de maré. A tábua de maré nada mais é do que uma previsão sobre o estado das marés em uma determinada região. 

Hoje existem vários sites, como este aqui, e até aplicativos, que podem te informar sobre a situação das marés nas praias da região. 

2. Relaxe nas piscinas naturais da Praia do Lord e na Praia do Papa Gente!

Este é um dos pontos turísticos mais procurados em Praia do Forte. Ambas as praias, quando estão no seu período de maré baixa, formam piscinas naturais lindíssimas, onde as águas calmas são um convite para uma diversão gostosa com toda a família. Outro programa maravilhoso é a observação da vida marinha nas piscinas naturais. 

Praticantes de Snorkeling (modalidade de mergulho livre com o uso de máscara e tubo de respiração próximo a superfície) de todo o mundo, viajam para a Praia do Forte para praticar o esporte com uma das visualizações da vida marinha mais límpidas e cristalinas do mundo. Mas, atenção, durante este período de pandemia, você deve levar o seu snorkel para evitar contaminações. 

Já a Praia do Papa Gente possui dezenas de recifes que são embelezados por fileiras de corais. Essas piscinas são mais fundas e por isso muitos profissionais do Snorkeling procuram esta praia para a prática do esporte. Durante a pandemia não está sendo possível alugar as máscaras de mergulho com respiradores, por isso, leve a sua máscara.

Se você também tem interesse em uma trilha um pouco mais longa a pé, é possível explorar a Praia do Porto de Baixo (ou Praia do Tivoli), caminhando cerca de 10 minutos e atravessando a Praia do Porto de Cima, se chega até a Praia do Porto de Baixo caminhando pela areia.

Esta praia é mais simples e rústica que as demais, pois não possui serviços de barracas de praia, dentre outras comodidades das outras, mas a sua beleza é fantástica, e por isso recomendamos. Também é possível comprar petiscos e bebidas por lá com vendedores ambulantes.

3. Tire um dia de diversão em família nas praias de Praia do Forte!

Existem dezenas de opções para se divertir em família durante o dia em Praia do Forte, é possível praticar o Snorkel com as crianças nas piscininhas mais rasas, ficar curtindo o pôr do sol e comer petiscos na beira do mar, e também fazer visitas ao longo do dias nos pontos turísticos.

Existem muitas opções: é possível conhecer o Instituto Baleia Jubarte, projeto de conscientização ambiental que conta com réplicas em tamanho real, esqueletos de baleias adultas e painéis informativos, além de dar um passeio pela Vila e visitar o Projeto Tamar, onde é possível ver tartarugas marinhas ao vivo, e se você tiver sorte, pode até observar a alimentação dos tubarões. 

Dê uma conferida nas atividades do dia para poder ver quais são possíveis durante a sua estadia.

4. Aproveite o pôr do sol em grande estilo!

Esse item poderia passar despercebido, ou até mesmo parecer clichê, mas se tratando das praias de Praia do Forte, é importante ressaltar que estamos falando de um dos pores do sol mais lindos da Bahia (e quem vem até aqui, concorda com isso!). 

A possibilidade de assistir ao pôr do sol diretamente da praia, com o pé na areia e sentindo a água nos pés, com certeza deve ser um item obrigatório ao visitar a Praia do Forte.

5. Faça uma caminhada relaxante na Praia do Resort!

A Praia do Resort é excelente para uma caminhada admirando o litoral, onde pode-se fazer uma pequena trilha, com um banho de mar antes do retorno. A praia possui acesso através da trilha do condomínio que fica bem próximo ao Hotel Porto Zarpa, sendo uma excelente pedida para um programinha no fim do dia.

Gostou das dicas? Compartilhe e garanta já a sua hospedagem em nosso hotel. Estamos te esperando.