Descubra por quê visitar o Projeto Tamar é um passeio na Praia do Forte que sua família não pode per

06/12/2018

Seu filho já teve a oportunidade de ver de perto e até tocar em uma tartaruga? Conheça esse e outros motivos para conhecer o Projeto Tamar na Praia do Forte!

Se a sua família ainda não conhece o Projeto Tamar, tem mais um forte motivo para ir até a Praia do Forte. Além de aproveitar o melhor da orla local e suas piscinas naturais, a região também pode ser fruto de muita diversão para a criançada. 

Afinal, só quem tem criança em casa sabe o quanto elas se divertem entrando em contato com a natureza e como ficam animadas ao ver pessoalmente animais que antes eles só viam pela televisão ou através dos livros da escola.

Quer descobrir por que visitar o Projeto Tamar precisa estar em seu roteiro de viagem? Confira nossas dicas e aproveite o melhor de sua viagem para a Praia do Forte! 

Contato próximo com tartarugas e outros animais marinhos

Já imaginou poder tocar em uma tartaruga marinha com mais de 1 metro de comprimento? Em qualquer cenário, isso parece bem difícil, e até mesmo impossível, mas muito divertido. E é uma das possibilidades no Projeto Tamar!

Além de proporcionar uma proximidade única com esses animais marinhos fantásticos, o projeto também disponibiliza espaços onde as crianças podem tocar nas tartarugas e até mesmo em outros animais, como pequenas arraias. 

Além disso, aquários especiais também contam com espécimes de pequenos tubarões e diferentes peixes da fauna marítima local. Um prato cheio para encantar as crianças — e adultos — que passam pela região. 

Espaço interativo de aprendizagem para as crianças

Nem todo mundo sabe, mas o principal objetivo do Projeto Tamar é proteger espécies de tartarugas marinhas, algumas em riscos de extinção, mas também desenvolver projetos educativos e de conscientização da população.

Por isso, dentro do ambiente do projeto é possível ter acesso a vídeos e guias informativos que explicam como as tartarugas vivem, se alimentam e os principais riscos para as espécies. 

Tudo trabalhado com uma linguagem simples e acessível, o que engaja a criançada e permite que elas saiam do Projeto Tamar cheias de história para contar.


Oportunidade de participar da soltura das tartaruguinhas

Se tocar nas tartarugas já é uma grande diversão e experiência para a família, imagine, então, assistir ao nascimento de soltura de dezenas de tartaruguinhas. 

A orla da Praia do Forte é um dos principais locais de desova de diversas tartarugas marinhas, e, para aumentar as chances de sobrevivência dos filhotes, é comum que o Projeto Tamar crie contenções ou mude os ninhos para locais mais seguros. 

O Projeto também possui um cronograma que indica quando será o nascimento das tartaruguinhas, e todo o processo pode ser acompanhado por visitantes. Se você quiser ver esse lindo espetáculo da natureza, é só ficar atento para a época do ano: o tempo de reprodução das tartarugas costuma ocorrer entre setembro e março.