24/01

Confira dicas de brincadeiras para garantir a diversão da criançada em Praia do Forte

Início de ano é o período de férias escolares e ficar em casa nesse verão com a criançada e mantê-las entretidas é um desafio né? Por isso, a Praia do Forte é um dos destinos mais procurados pelas famílias nesse período, afinal aqui tem toda uma infraestrutura com passeios, lugares legais para conhecer e até praias calmas para tomar um banho de mar. 

Então, com o intuito de te ajudar a curtir esse momento com seus filhos aqui na Praia do Forte, separamos algumas sugestões de brincadeiras para fazer a alegria da galera em dias de sol. Além de todas as paisagens incríveis que podem ser visitadas, você vai ter uma série de  atividades divertidas que vão render muita alegria e, é  claro, boas risadas. 

Piquenique

Se tem uma atividade que ganha o coração - e o estômago - de qualquer criança, é essa. Aliás, se até adulto gosta, não tem como não conquistar o público infantil. Então, a primeira dica é um piquenique com toda a família!

Separe uma cesta ou bolsa e coloque opções de alimentos como pão, bolo, frutas e até umas guloseimas, por que não, né? Não esqueça de algum suco e uma garrafa de água. Caso queira incrementar um pouco, você também pode colocar iogurte, geleia, pão de queijo e outras delícias. Tudo vai depender do gosto do seu filho. 

Em relação a lugares para fazer o piquenique, a Praia do Forte está cheia. A primeira sugestão é  o Parque Klaus Peters, pois além de ter um piso intertravado para caminhar, correr ou andar de bike, o passeio fica ainda melhor com um piquenique, contemplando o pôr do sol. Outra que apesar de ser um pouco óbvia, não perde nem um pouco a graça são as praias. 

Sentar na areia, estender a canga e se divertir com a criançada comendo alimentos gostosos é uma programação literalmente deliciosa. E você ainda pode aproveitar e realizar a próxima brincadeira que iremos falar. 

Bexiga d’água

Quem nunca participou dessa brincadeira, não teve infância, ainda mais nesse calor, quem não quer brincar e se refrescar ainda por cima, né? Para quem não lembra, a brincadeira é muito simples, basta encher as bexigas com água e o objetivo do jogo é acertar o adversário com ela para que o balão estoure e molhe o rival. Ganha quem acertar mais balões no outro.

Além de ser muito divertida e refrescante, ela é fácil de entender e de brincar, já que as únicas coisas que você vai precisar é um saco de bolas de soprar e água. Sem contar que o jogo já começa animado quando você tem que montar o seu arsenal, enchendo as bexigas de água, ou seja, é diversão do início ao fim. 

Andar de bike

Outra atividade que é muito praticada e que é super divertida também é andar de bicicleta com a criançada. Além dos diversos benefícios para a saúde do corpo e da mente, esta atividade promove a sensação de autonomia e ajuda no desenvolvimento da coordenação motora e do equilíbrio.  

E se andar de bike em qualquer lugar já é legal, em Praia do Forte é ainda melhor, pois aqui temos lugares próprios e com paisagens incríveis. É só escolher se você quer com ou sem aventura. Para quem está começando, o ideal é dar uma volta de bike no Parque Klaus Peters, que tem piso intertravado de mais de 3,5 km de extensão ou ainda pela Vila Gastronômica.

Mas se a criança já está mais acostumada, é possível levá-la para fazer uma trilha de bike na Reserva do Sapiranga ou um tour pela Lagoa Timeantube. 

Decoração com pedras e conchinhas

Se seu filho já curte mais atividades manuais, por que não brincar de decoração com pedras e conchinhas? Além de ser uma brincadeira que estimula a criatividade e a habilidade manual, é super legal, porque a diversão começa em ter que procurar, pegar conchinhas e selecionar as que serão usadas. 

Depois de ter todas elas, é só lavar e deixar a criançada soltar a imaginação! Pode ser colagem em desenhos, fazer cordões e outras bijous, decorar objetos e até fazer esculturas com as pedrinhas. O ideal é não limitar nesse momento e deixar as crianças criarem o que quiserem com esses materiais. No final, você terá novos objetos e, com certeza, boas histórias para contar!

Roda de leitura ao ar livre

Outra atividade que estimula e muito a criatividade da criançada são as rodas de leitura, afinal, essa é uma habilidade que deve ser treinada desde a infância. O hábito de leitura é uma atividade que nos acompanha em todas as fases da vida, e se conseguirmos estabelecê-lo desde cedo, melhor para todos!

E vamos combinar que é delicioso sentar e ouvir histórias, né? E se dá pra fazer isso sentado na beira da praia, num parque ou na beira da piscina, fica ainda mais prazeroso para qualquer criança - e adulto também!

Então, separe alguns livros legais para colocar na mala. Quem sabe com histórias que envolvam férias e viagens divertidas ou algum estilo que seu filho tenha interesse e pense em maneiras de essa atividade se tornar ainda mais divertida, por exemplo, encenações, ou “sugira um final para a história” ou “adivinhe de qual história estamos falando?”. Tudo vale a pena para manter a criançada feliz e entretida!

Brincar de bola na área verde do Hotel

Se  seu filho gosta de esportes, jogos com bola são uma ótima opção. Ela, possivelmente, foi um dos objetos mais antigos utilizados para brincar, seja bola pequena, média ou grande, a diversão é garantida! Além de estimular a coordenação motora, ajuda no aprendizado em relação a perder ou  ganhar, ou seja, na difusão da filosofia de Fair Play, que nada mais é do que o espírito esportivo. Algumas das brincadeiras com bola são:

  • Queimada ou Baleado
  • Vôlei
  • Futebol
  • Bobinho

Aqui no Porto Zarpa, temos uma área verde com um espaço amplo para as crianças brincarem e se divertirem. Isso sem contar a nossa brinquedoteca, nosso salão de jogos, parquinho e uma piscina deliciosa. Dá para brincar de bola até dentro d’água. 

Ou seja, tem como sair da rotina e se divertir muito com a criançada em dias de sol aqui em Praia do Forte. Então, arrume as malas e venha curtir e viver bons momentos com seus filhos. Temos certeza que eles terão ótimas lembranças dessa viagem. E não se esqueça de ficar ligado no nosso blog, porque temos sempre dicas e sugestões para você ter as melhores experiências de Praia do Forte. Até a próxima!