Como aproveitar sua viagem a Praia do Forte nas diversas estações do ano

16/04/2019

Veja como escolher o melhor período para conhecer Praia do Forte em épocas cheias de experiências e garantir uma viagem inesquecível para você e sua família

Praia do Forte é uma região bastante procurada por pessoas de todo o mundo. O motivo não poderia ser outro: belas paisagens, suas praias, clima perfeito e uma série de passeios que compõem a programação de toda a família!

Além do verão, o local guarda diversas opções para você aproveitar também nas outras estações, mesmo entre uma estiagem e outra ou tempo nublado. 
Quer saber como? Nos acompanhe neste artigo e saiba como aproveitar ainda mais esse lugar apaixonante! 


Aproveite o verão

O verão, claro, é a temporada que mais tem sol. Janeiro torna-se a época mais quente e a região fica mais frequentada, por isso é importante fazer reservas com antecedência. Em meio a tantas opções de passeios, o ideal é aproveitar ao máximo o que a Praia tem a oferecer.

O que fazer:

  • Atividades aquáticas como snorkeling, banana boat, parasail, standup paddle e até mesmo surf. Confira esses e outros passeio no site do parceiro Portomar
  • Relaxar ao sol numa das praias com piscinas naturais, como a Praia do Papa Gente ou a Praia do Lord, que ficam ao norte do litoral. 
  • Assistir a soltura de tartaruguinhas recém nascidas pelos biólogos do Tamar. Essa é uma ótima opção para levar as crianças, que ficam encantadas ao ver os pequeninos animais de perto. O Projeto Tamar tem um cronograma que indica quando será o nascimento dos bichinhos, mas em geral ocorre entre setembro e março.
  • Participar do festival gastronômico, que geralmente ocorre em novembro. Tempero do Forte, uma verdadeira festa gastronômica que reúne chefs de vários estados do país nos diversos restaurantes da Vila.
  • Visitar a Lagoa de Aruá, que fica dentro da Reserva de Sapiranga, a 5 Km da entrada principal da vila.

Viva experiências também em períodos menos quente

Abril a agosto é a média temporada, onde ocorre chuvas amenas e a temperatura mínima geralmente chega a 26º. Caso você só tenha disponibilidade para este período, é possível, por exemplo, aproveitar o tempo de estiagem que nessa época também é frequente. É bacana verificar a previsão do tempo para programar suas atividades. 

O que fazer:

  • Avistamento de baleias. Entre julho e outubro a praia recebe visita das baleias jubarte. Elas aproveitam os momentos que as águas estão quentes tanto para acasalar, quanto para amamentar seus filhotes. Para poder ter a oportunidade de vê-las mais de perto, existem passeios de escuna monitorado por biólogos e organizados por agências de turismo local.
  • A região também conta com a sua Vila, que é o coração do local. Um lugar ao mesmo tempo charmoso e descolado, seja pela manhã, tarde ou noite. 
Na Vila não passa carros, apenas bicicletas e bicitaxis, o que torna o ambiente propício para passear com as crianças.
  • Trakking, caminhadas ou passeios de bicicleta pela Reserva da Sapiranga ou no Parque Klaus Petter.
  • Visita ao Castelo Garcia D`Avila, uma edificação no século XV que se mistura com a história da Bahia.
  • Conhecer o parque do Projeto Tamar, seu museu, cineminha e todas belas criaturas marinhas que recebem os cuidados dos biológos e podem ser visitadas pela criançada, como tubarões, tartarugas, arraias marinhas e uma infinidade de peixinhos.


Mas, afinal, quando ir para Praia do Forte?

Bom, diante das possibilidades do que se fazer em cada temporada, fica evidente que há atividades durante o ano inteiro que te dão espaço para curtir toda a Praia e o hotel. E se você quiser saber outras opções de passeios, aproveite para ler também esse texto nosso com mais outras atividades da região

Gostou de nossas informações? Esperamos que este artigo te ajude a vir com a certeza de que está em sua melhor época para que sua experiência seja completa e memorável!