17/08

Bike Tour: como conhecer Praia do Forte sob duas rodas

Hoje, dia 19 de Agosto, marca o Dia Nacional do Ciclista, e para aproveitar esta data, resolvemos separar um roteiro de como fazer um tour de bike para conhecer um pouco de Praia do Forte em menos de um dia. A gente sabe que nem sempre há tanto tempo para aproveitar e relaxar, por isso é importante se programar e separar um momento para cada programação. 

Já adiantamos que esse é só um pequeno roteiro para conhecer alguns pontos de Praia do Forte em apenas uma volta de bicicleta. Vale ressaltar que há muitos outros pontos turísticos, que já citamos e que ainda vamos trazer de dicas para você conhecer ainda. 

Outro fato importante, é que esse roteiro foi pensado saindo do Porto Zarpa, que fica bem localizado e próximo dos locais que serão citados. Então, sem mais enrolações, vamos direto ao ponto.

1 - Parque Klaus Peters

O primeiro local que avistamos assim que saímos do Porto Zarpa seguindo à direita é o Parque Klaus Peters. São 3,6km de piso intertravado para aproveitar a pedalada e ainda curtir a natureza em volta. A vegetação é composta por restinga e o parque é a primeira Unidade de Conservação de Proteção Integral do Litoral Norte baiano.

O local ainda possui uma ponte linda que dá para parar, admirar o sol, se conectar com o meio ambiente e tirar muitas fotos com uma paisagem incrível. Isso sem contar que durante todo o trajeto você pode ver e ouvir diversas aves, já que no lugar há mais de 180 espécies delas. 

Ah, vale ressaltar que na volta ainda dá para aproveitar uma sombra, já que o caminho é composto por grandes árvores. A entrada do parque é gratuita e o funcionamento é das 6h às 18h.

2- Praia do Lord

Logo depois de dar um passeio no Parque Klaus Peters, já dá logo uma vontade de dar um mergulho na praia né? Por isso, indicamos a Praia do Lord que é ali perto, a menos de 5 minutos de bicicleta. 

Além de um visual maravilhoso, em maré baixa formam-se piscinas naturais na praia e dá pra curtir ainda mais o local. Quem preferir ver a fauna e flora marinha é só levar uma máscara e um snorkel e curtir o mergulho, pois a areia não fica muito mexida e dá pra ver nitidamente os peixes.

3- Vila

Depois de um mergulho para recarregar as energias, nada melhor do que dar um passeio na parte mais comercial de Praia do Forte, a Vila. Lá tem diversas lojas para você conferir. 

Além do local ser charmoso, a vila tem uma boa infraestrutura que oferece lazer, serviços e produtos. Lá você encontra lojas de artesanato, brinquedos, roupas, calçados sem contar das diversas opções gastronômicas.

4- Igreja

Logo bem perto da Vila já encontramos a Igreja de São Francisco de Assis. Localizada em frente à praça do Porto, apesar de simples, a Igrejinha encanta a todos que passam por ela, inclusive os devotos ao santo padroeiro. 

Para quem gosta de conhecer o lado histórico do lugar, a Igreja também é o marco, pois foi construída em 1900 pelos próprios pescadores que moravam no local. A praça onde fica a Igreja é um lugar muito frequentado também por famílias e jovens, já que a vista do pôr-do-sol dali é incrível. Vale a pena visitar e ter a experiência de sentir de perto esse clima. 

5- Projeto Tamar

Mas antes de ver o sol se pôr na praça, se possível, aproveite para ir ao Projeto Tamar, que tem a missão de incentivar a preservação das tartarugas marinhas que existem em Praia do Forte. A visita é muito enriquecedora, pois lá você consegue ver de perto 5 espécies das tartarugas marinhas e saber mais informações sobre cada uma, seus comportamentos e suas curiosidades. 

Dentro do Projeto há também um museu com fotos, vídeos e exposições que encantam a todos os visitantes sobre esse tema. O local funciona de quarta a domingo, de 11h às 17h e a entrada é R $16,00 a meia e R $32 a inteira, ressaltando que crianças até 5 anos não pagam.