25/10

7 Dicas Incríveis para aproveitar o Feriado

Para você que gosta ou precisa de um tempo para fugir um pouco do trabalho, relaxar e sair da rotina, temos uma ótima notícia: novembro tem dois feriados prolongados na Bahia!!! E quer saber o melhor? Um deles cai na terça-feira, dia 2, e o outro na segunda-feira, dia 15, ou seja, dá para emendar e reservar um momento para curtir. 

Se você ainda está na dúvida do que fazer, calma, que a gente está aqui para isso. Para te ajudar, separamos algumas dicas de como aproveitar esses feriados prolongados para descansar, se divertir e se reenergizar para voltar para o seu dia a dia mais feliz e renovada. 

Esses momentos são extremamente importantes para repor as energias e dar um descanso para a mente. E nada melhor do que aproveitar esse feriado para fazer isso. Então, se liga nessas dicas:  

Conecte-se com a Natureza!

Essa é uma dica que além de ser fundamental para minimizar o estresse, é perfeita para ajudar na inspiração e na criatividade. Segundo um estudo divulgado pela Revista Nature, em 2019, apenas 2 horas de contato por semana com a natureza já gera grandes benefícios à saúde, promovendo bem-estar e melhoria significativa no humor. 

Essa conexão com o meio ambiente também alivia sintomas de depressão, ansiedade e, principalmente, estresse. Então a primeira sugestão é para que você procure reservar um tempo para estar próximo da natureza, como por exemplo, ficar na praia escutando o barulho do mar, mergulhando, tomando sol. Essas atitudes são infalíveis para levar a energia ruim embora.  

Aventure-se!

Escolha atividades que você não costuma praticar, saia da sua zona de conforto. Se você nunca experimentou surf ou mergulho na vida, por exemplo, esta é a hora certa para tentar. Faça algum esporte que te dê aquele friozinho na barriga, essa é uma ótima maneira de aliviar o estresse. 

Isso ocorre porque a prática de esportes radicais ajudam na produção no cérebro de vários neurotransmissores, sendo um deles a endorfina que serve como um analgésico que ajuda a tirar a ansiedade e a gerar sensação de bom humor. 

Faça uma viagem para a Praia do Forte!

Faça uma viagem para um lugar que você ama como a Praia do Forte. Há estudos que defendem que fazer algo que você ama, alivia o estresse, ajuda a liberar endorfinas e melhora o humor, é praticamente um antidepressivo natural. Além do mais, Praia do Forte é um destino para todos os gostos, cheio de belezas naturais, praias lindas e quentes, com diversas atrações para famílias, casais e turmas de amigos, repleto de lugares históricos e muita natureza. Então, compre as passagens e já faça as malas!

Conheça novas pessoas

Socializar também é uma ótima opção para quem quer aliviar o estresse e ficar mais tranquilo, então, aproveite a viagem para conhecer novas pessoas, conversar, interagir e trocar experiências. 

 

O convívio social é fundamental para estimular também aqueles neurotransmissores que são responsáveis por gerar boas sensações no organismo. Isso, sem contar que poder dividir risadas e ouvir as vivências do outro pode ajudar a lidar com seus próprios desafios. 

Visite um novo lugar

Sabe aquele lugar que você sempre quis ir, mas nunca foi? Essa é a hora certa de ir. Visite um monumento histórico, faça um passeio turístico que você nunca fez. Já citamos aqui diversas maneiras de sair da rotina que tem um efeito eficaz na diminuição dos sintomas de estresse e na ansiedade. 

Aproveite também e vá até aquele restaurante que você nunca foi e experimente aquele prato que você sempre teve vontade. Essa é a hora de você ter essas novas experiências, inclusive, gastronômicas, que te ajudam a sair da rotina e a ter sensações diferentes também em relação ao paladar. 

Leia um livro

Ler livro também é uma ótima solução para alcançar o relaxamento. De acordo com uma pesquisa da Universidade de Sussex, realizada em 2009, a leitura por apenas 6 minutos consegue reduzir em até 68% o nível de estresse. 

Além de entrar em um outro mundo, a leitura promove a diminuição da frequência cardíaca e, portanto, a minimização das tensões, sem contar que estimula a criatividade e ajuda a aumentar o nível de consciência. Então, sempre que possível ande com um livro na bolsa e aproveite alguns períodos do dia para colocar a leitura em dia. 

Faça Yoga ou meditação

Por fim, apesar de óbvio, vale reforçar aqui que a yoga e a meditação são práticas que devem ser feitas diariamente e, por isso, incluídas na sua rotina. Mas além disso, em alguns momentos vale a pena escolher um lugar com natureza para realizar estas atividades. Você vai ver como 10 minutinhos de respiração e meditação em meio ao verde ou na praia podem fazer total diferença na sua vida. 

Estas práticas, além de fazer bem para saúde física e mental, ajudam a aumentar o seu nível de consciência e a recarregar as energias positivas. Quanto mais nos sentimos presentes, mais controle temos para fazer boas escolhas e nos preparar para os desafios diários. 

E se tivesse um lugar que você pudesse reunir essas dicas e colocar todas em prática em um feriado? Se pensou nessa possibilidade e achou que era um sonho, a boa notícia é que ele tornou-se realidade. A Praia do Forte tem diversas atividades que te ajudam a sair da rotina e ainda há lugares para relaxar e tirar um tempo para ler um livro, ouvir uma música e cuidar de você. 

Com belas praias, visual incrível e atrações como o Projeto Tamar, passeio de buggy ou quadriciclo, andar de bike no parque Klaus Peters, e outras programações, você consegue sair da zona de conforto e viver ótimos momentos aqui. Então, corre, compre as passagens, faça as malas e venha renovar as energias e ter essa experiência na Praia do Forte.