25/08
6 motivos para conhecer a Praia do Forte

Localizada no município de Mata de São João, a 80 km de Salvador, a Praia do Forte tornou-se um refúgio para famílias e turistas de diversas regiões que buscam ver de perto as belezas do litoral da Bahia. É um lugar com uma estrutura completa para você aproveitar, descansar ou ainda se aventurar no seu tempo vago. 

Seja um final de semana ou durante as suas férias, o fato é que, com certeza, você vai se apaixonar. A Praia do Forte reúne tudo que é necessário para ter uma experiência incrível, que vai desde as belezas naturais aos sabores marcantes da culinária local. Então, já adiantamos que o ideal é reservar alguns dias para viver esse clima gostoso com mais tranquilidade e curtir o que o lugar tem para oferecer.

E se ainda está na dúvida de tudo que a Praia do Forte possui, os problemas acabaram, porque vamos enumerar 6 fatores que vão fazer você se encantar antes mesmo de chegar aqui. Então, vai preparando o coração que os argumentos são bem fortes e vai ser difícil não querer se teletransportar para cá. Vamos lá!

Cenário Paradisíaco

A gente sabe que a paisagem natural já chama a atenção do visitante por si só, mas aqui, a atmosfera é diferente. E ainda dá para escolher qual o visual você quer contemplar primeiro. É óbvio que quando se fala em Praia do Forte geralmente se pensa nas praias, afinal o mar é sempre o destaque, seja com a maré cheia ou com a maré baixa e a formação das piscinas naturais. 

As águas verde-esmeralda, contrastando com a vegetação no entorno e a areia clara deixam o clima muito mais tranquilo e relaxante. E quando você pensa que não pode melhorar, vem aquele pôr-do-sol de tirar o fôlego para se despedir antes da noite chegar.

 

Preservação da Fauna e Flora Local

Com uma vegetação e um mar desse não tem como não ser rica também em biodiversidade, principalmente marinha. E por falar em fauna e flora local, outro ponto forte é a valorização e a preservação delas aqui. 

Praia do Forte é sempre lembrada por abrigar o Projeto Tamar, famoso no Brasil todo por lutar pela conscientização e preservação de espécies de tartarugas-marinhas, que só aqui são 5 tipos, dentre eles: tartaruga-cabeçuda, tartaruga-de-pente, tartaruga-verde, tartaruga-oliva e tartaruga-de-couro. Vale ressaltar que todas elas estão ameaçadas de extinção. 

Além disso, também tem o Projeto Baleia Jubarte que realiza um serviço semelhante ao do Projeto Tamar, já que busca a preservação dessa espécie. Lá também há apresentações que abordam o comportamento e a vida das baleias Jubarte. 

Se você for entre julho e outubro pode ainda ter a sorte de ver uma Jubarte de perto, pois esse período é a temporada de observação das baleias, que possibilitam uma experiência imperdível.

Lazer Garantido

Locais para andar de bicicleta, fazer piquenique e brincar com a família é o que não falta aqui. O Parque Klaus Peters é um dos locais mais visitados para esse tipo de atividade. Lá você pode ver mais de 180 espécies de aves, como também conhecer algumas orquídeas que só tem nessa região. 

Se estiver hospedado aqui no Porto Zarpa, ainda pode aproveitar a estrutura do hotel, que conta com: ampla área verde, piscina, bar, sala de tv, salão de jogos, brinquedoteca e parque infantil. Aqui o lazer e a diversão são garantidos para toda a família. 

Muita história para contar

Se você é amante da cultura local e gosta de conhecer as partes históricas dos lugares que você visita, a Praia do Forte também é a escolha certa a se fazer. O Castelo Garcia D’Ávila foi reformado há pouco tempo e é um dos locais mais famosos daqui, justamente por representar todo um contexto histórico do período de colonização do Brasil. 

A Capela de São Pedro dos Rates, também conhecida atualmente como Capela de Todos os Santos, é a parte mais antiga da edificação do Castelo, sendo a primeira construção portuguesa no Brasil. 

E por falar em capela, dá para perceber que a religiosidade é um ponto muito forte na Bahia. Além da capela no Castelo, há também a Igreja São Francisco de Assis, próximo da Vila Gastronômica. Localizada em frente à praia do Porto, a Igrejinha foi construída pelos próprios pescadores que viviam no local em 1900. Toda a simplicidade e a arquitetura encantam devotos e turistas.

Aventura é o forte

Para quem gosta de uma boa aventura vai gostar muito de aproveitar alguns momentos radicais em Praia do Forte. Desde passeios de caiaque, surf até curtir altas trilhas e passear de quadriciclo. Todas as atividades são oferecidas com conforto e segurança para você se divertir muito. 

Você pode praticar o mergulho na lagoa do Aruá e conhecer de perto a fauna e flora marinha, ou ainda fazer uma trilha, caminhar, andar de bike ou de quadriciclo na Reserva do Sapiranga. Se quiser conhecer algumas praias próximas de Praia do Forte, pode fazer um passeio de buggy ou jeep. 

Se preferir o litoral norte, o percurso  passa pela Praia de Imbassaí, onde há o cenário incrível do encontro do Rio Imbassaí com o Mar. Ou se achar melhor o litoral sul,  você pode passar pela Praia da Esperança, em Itacimirim, seguindo até a Praia de Guarajuba. 

Gastronomia diferenciada

Nem precisamos discutir muito esse quesito, porque se tem um fato inquestionável é o sabor marcante da comida baiana. A gastronomia local deixa todos os visitantes com um gostinho de quero mais. Desde as comidas tradicionais da Bahia até outros pratos, como massas e carnes são feitas com muito amor e carinho. E vamos combinar que não tem tempero melhor que esse né?

O Restaurante Atobá fica dentro do Hotel Porto Zarpa, mas está aberto ao público em geral e oferece um cardápio rico em diversidade de opções. Você pode experimentar pratos tradicionais com frutos do mar como a moqueca, o peixe ao molho de camarão ou o famoso bolinho de peixe. Mas se preferir uma carne, o filé mignon à parmegiana é um ótimo pedido.

É possível também escolher frango ou massas, além de um cardápio infantil preparado especialmente para fazer a alegria da criançada, com opções de pratos completos, sanduíches, sopas e até sobremesas. 

Com todos esses motivos fica impossível resistir a tentação de visitar esse local que conquista o coração de todos os visitantes, independentemente da idade. Chame a família e venha viver as melhores lembranças em Praia do Forte!