Observação de baleias jubarte em Praia do Forte

03/07/2018

A temporada de observação das baleias jubarte na Praia do Forte, Litoral Norte da Bahia, inicia em julho e vai até o mês de outubro.

O mês de julho está só começando e, com ele, vem chegando uma das atrações turísticas mais disputadas da região da Praia do Forte: a observação das baleias jubarte. Os animais podem ser vistos entre o mês de julho e outubro, quando migram das regiões polares, em busca de águas mais quentes para procriação. 

A Praia do Forte é um dos pontos de observação do fenômeno, junto com Caravelas, no extremo sul baiano. O Projeto Baleia Jubarte (PBJ) atua, a partir de suas bases instaladas nesses locais, em parceria com os operadores de turismo ao longo do litoral, orientando e monitorando a atividade, a fim de garantir a preservação da espécie em seu habitat natural.

A observação das baleias já acontecia, de maneira informal, na Praia do Forte desde 1998, foi a chegada do IBJ, em 2001, que organizou a atividade. Desse modo, as agências realizam a parte técnica, com a disponibilização de embarcação, coletes e guias e o instituto atua na educação e conscientização dos observadores, realizando palestras sobre o histórico de caça à espécie, locais de ocorrência da jubarte, sua biologia e comportamento.   

Os observadores da baleia jubarte, na Praia do Forte, ainda podem ser presenteados com a vista de outras espécies costeiras. A probabilidade é muito baixa, mesmo assim, há possibilidade de serem avistadas espécies como o golfinho-fliper ou golfinho-nariz-de-garrafa (Tursiops truncatus) e a baleia-minke-anã (Balaenoptera acutorostrata).

Saiba mais informações sobre o IBJ aqui