Festa de Iemanjá em Praia do Forte

01/02/2018

Em homenagem a Rainha do Mar, o tradicional evento conhecido como Presente à Iemanjá, acontecerá no dia 4 de Fevereiro no município de Mata de São João.

No dia 2 de Fevereiro acontece a popular festa de Iemanjá na Bahia. Em homenagem a Rainha do Mar, o tradicional evento conhecido como Presente à Iemanjá, realizado anualmente, acontecerá no dia 4 de Fevereiro no Município de Mata de São João.

Comandado pelo grupo Aganju, entidade guardiã da herança cultural, está a frente do projeto esse ano a Yalorixá Giminandê (Nanci Ana Nascimento) e do Babalorixá (Milson Nascimento).

O cortejo pela vila é aberto para todos aqueles que desejam conhecer a celebração, e contará com a participação dos devotos, usando seus trajes e adereços.

A festa de Iemanjá é um dos grandes marcos culturais da Bahia, sendo extremamente carregada de religião, cultura e história. A adoração a Mãe D’água encanta aos olhares fiéis e curiosos com toda sua energia cativante, tornando o momento inesquecível. 



  PROGRAMAÇÃO
  1. Oferenda à Iemanjá, saindo em cortejo pela rua principal até o porto, praça da Igreja, de onde sairão os barcos. As oferendas serão ofertadas com o devido cuidado e respeito ecológico; 
  2. Pessoas da comunidade, turistas e visitantes poderão colocar itens para oferenda nos locais devidos (na Praça da Alegria e na Praça da igreja São Francisco);
  3. Antes da saída dos barcos com as oferendas será realizado um ritual (xirê) roda de candomblé na praia (20 minutos);
  4. No retorno dos barcos, dar-se-á início à festa profana, com grupo de samba de roda e percussivo regional; 
  5. Será servida uma feijoada;
  6. Apresentação dos grupos de samba e percussivo (samba de roda na praça)