Curtindo o Verão pela região de Praia do Forte

08/02/2018

Sua viagem pode ficar ainda mais divertida no verão explorando os passeios sensacionais pela localidade de Mata de São João.


Jauá 

Se deslocando em direção a Salvador, -  sentido sul - a 29,9 km de distância de Praia do Forte, encontramos protegidas pelo Parque das Dunas de Abrantes, a extensa área de dunas de Jauá. Lá a grande diversão fica por conta da prática de sandboard que consiste em descer do topo das dunas de pé - esqui na areia - em pranchas artesanais feitas pelos nativos.
Além de aproveitar o momento divertido com sua família, é possível apreciar uma bela vista de cima do areal que proporciona uma  incrível visão do pôr-do-sol. 

Arembepe 

Há 30 Km do município de Mata de São João, após a praia de Jauá, ainda seguindo sentido sul, chega-se em Arembepe. Muito conhecida por possuir a famosa Aldeia Hippie, localizada entre o mar e o Rio Dourado, o local é composto por um vilarejo que existe desde os anos 60 no auge do movimento hippie. 
Sendo ponto de visita de diversos famosos como Janis Joplin e Mick Jagger, a aldeia possui 20 cabanas cercadas por coqueiros, dunas, um visual alternativo e contato direto com a natureza preservada. 

Os nativos da aldeia são bastante receptivos, sobrevivem de suas artes e artesanatos, sendo um passeio antropológico, culturalmente rico. 


Outro lugar para visitar no município é o Açu da Capivara, um trecho do Rio Capivara que possibilita tomar um gostoso banho em águas refrescante ou até mesmo relaxar em um momento de pesca. É possível também aproveitar a trilha, atravessando em uma jornada de canoa para continuar com o passeio pelos diversos caminhos, sendo preciso a presença de um guia para a completa segurança da família. 

 
Barra do Jacuípe 

Procurando por um pouco de aventura? Então um incrível passeio de Jet-ski em Barra do Jacuípe vai ser sensacional. A 24,6 KM de distância, a divisa entre o mar e o Rio Jacuípe - nascido no Morro do Chapéu -   é um dos grandes encantos deste lugar.  

Com 100 metros de largura entre o mar e o rio, o local se tornou o paraíso para os que gostam de se aventurar em esportes aquáticos, - principalmente com jet ski - por causa de suas águas tranquilas.

Para curtir esse passeio você pode alugar um jet ski. Se for habilitado, poderá dirigir sozinho,  caso contrário, um instrutor irá conduzir a moto para que seja uma experiência divertida e segura. 

Guarajuba

Ainda seguindo uma linha aventureira, agora voltada para os praticantes de surf, um excelente lugar para praticar esse esporte é aqui. Tendo uma praia específica para essa modalidade, - Praia do Surf - Guarajuba fica a 16,5 km do nosso hotel. O lugar encanta aos amantes da natureza, com coqueiros a sua volta, fantásticas ondas e seu sensacional caminho de pedras, ideal para uma incrível caminhada ao anoitecer. 

Itacimirim 
Em sua curta distância de 5 km da Praia do Forte, Itacimirim apresenta uma das mais belas e sossegadas praias, sem contar em toda beleza que circunda a redondeza.

Para aproveitar ainda mais os encantos dessa linda praia, é possível alugar cavalos para ir até a Praia do Forte a galopes, curtindo a brisa marítima e a paisagem com inúmeros coqueiros que embelezam ainda mais a calmaria do lugar.    

Imbassaí
Para chegar na praia de Imbassaí, - 16,5 km de Praia do Forte - existem duas opções: trilha - 10 minutos de caminhada - ou de jangada - R$ 2,50 por pessoa. Há quem prefira tomar banho de rio ao invés de mar, mas já pensou  não ter que escolher? Em Imbassaí é possível passar o dia alternando entre os dois se preferir. 

Outro ponto forte da região é cachoeira de Dona Zilda, muito famosa. Situada na Fazenda Santo Antônio, formada por um conjunto de quedas d’água originadas do Rio Imbassaí Pequeno.  Proprietária de deliciosas águas cristalinas, em meio a uma vegetação extraordinária - coqueiros, árvores nativas, cajueiros -  será uma maneira relaxante de curtir uma bela tarde. 

Baixios 
Um povoado paradisíaco que vai deslumbrar seus olhos, com suas lagoas de águas cristalinas - originárias de 14 nascentes da região - tornam da vila um lugar exuberante. Há 80,7 km de Praia do Forte, já no município da Esplanada, Baixio é um lugar simples, pouco conhecido, sendo sua estrutura turística algo pouco desenvolvido, entretanto, a beleza do lugar compensa a falta. 

Uma vez lá, é preciso conhecer a Lagoa Azul. Um passeio completamente imperdível, onde é possível ter acesso depois de percorrer uma trilha de 30 minutos. Após o percurso, desfrute da linda paisagem, das dunas e aprecie o mergulho. 

E se a apenas a calmaria não te agradar, o lugar também é propício para  praticar esportes como canoagem e remo, basta percorrer cerca de 8 km e chegar nas lagoas de Panela e Verde, sendo elas maiores que a Lagoa Azul, será inacreditável desfrutar desses lugares. 
 
Mangue Seco 
Finalizando a nossa parada com a última praia do Litoral Norte, há 170 km do município de Mata de São João e a grande musa inspiradora de Jorge Amado para escrever o romance Tieta, Mangue e Seco é o palco de um cenário completamente único. Se enxergar o lugar da ótica de Jorge não foi o bastante, então vivenciar por si mesmo e mergulhar nessa aventurar nessa península será memorável. 

Além de toda beleza preservada do local, o grande ponto forte do lugar são os passeios de bugre pelas dunas - um dos principais meios de sobrevivência dos nativos da vila. É possível realizar três tipos de passeios: o curto ( com duas paradas), o médio ( cinco paradas mais esquibunda) e o longo ( cinco paradas, mais 7 km até o povoado de Coqueiros, localizado ao sul de Mangue e Seco). 

Apesar dos passeios não incluírem uma visita a Vila, esse é um passeio indispensáveis, sendo um ótimo momento para visitar o shopping de Mangue e Seco e o sorvete de Dona Sula, tia de Jorge Amado. 

Aqui no Porto Zarpa você fica pertinho de todos esses lugares, curtindo não só o que há de melhor no nosso hotel e em  Praia do Forte, como também  explorando as regiões vizinhas que circundam a incrível região da Mata de São João e o litoral norte da Bahia.