7 Passeios para Fazer em Família no Feriado do Réveillon 2017/2018

12/12/2017

Razões não faltarão para que você e sua família desfrutem o máximo de Praia do Forte, na Bahia. Listamos 7 passeios para fazer nos dias do feriado prolongado do Ano Novo.

Um dos lugares do litoral baiano mais procurados para curtir o verão e as festas de final de ano, Praia do Forte agrada a diversos públicos com suas atrações divertidas e praias exuberantes. Se você está procurando para onde ir durante o Réveillon de 2018 ou se já está planejando vir com a sua família, descobrir o que fazer nos dias anteriores ou seguintes a festa, é muito importante para curtir toda experiência de viagem. 

Para curtir com toda sua família e fazer da viagem algo inesquecível, que será recordado pelos próximos 365 dias, sem perder nenhuma atividade diferente ou tempo procurando em cima da hora, fizemos um roteiro com 7 passeios incríveis para ser feito em 4 dias, levando em conta que poderá chegar na sexta, dia 28 e partir saudosamente na tarde do dia 01. 

Primeiro dia de Passeios... 






1. Visitar as Tartarugas do Projeto Tamar 

Ir para Praia do Forte e não visitar o Tamar, é não conhecer um dos principais diferenciais ecológicos da região.  O projeto de preservação as tartarugas marinhas, que cuida de cinco espécies diferentes ameaçadas de extinção, conta com tanques e aquários preenchidos com 600 mil litros de água salgada para serem visitados num percurso para curtir com toda família numa manhã. 

O Tamar também dispõe de diversos espaços, com uma área de multimídia, cinema, vídeo, exposições de painéis fotográficos, loja de artigos oficiais da marca e um restaurante com todos os sabores locais.

Um rico espaço cultural para se divertir e aprender um pouco sobre a vida marinha e preservação da natureza. 

Informações:
Endereço: Av. Farol Garcia D'Ávila, s/n 
Telefone: (71) 3676-1045 
Funcionamento: Diariamente, das 9h às 17h30. No verão, das 8h30 às 18h30 
Entrada: R$ 15,00





2. Conhecer a história e tirar altas fotos "instagráveis" no Castelo Garcia d´Ávila 

Após sair do Tamar, tomar aquele banho de piscina no hotel e almoçar no Restaurante Atobá, seu final de tarde deverá ser no Parque do Castelo Garcia D´Avila, há cerca de 3 Km do hotel.

Única edificação medieval da América Latina, um prato cheio para os historiadores de plantão, o parque é um dos principais pontos turísticos da Praia do Forte, carregado de história e cultura brasileira. O Castelo Garcia D’Ávila foi uma das primeiras edificações do território Brasileiro, atualmente patrimônio histórico tombado pelo Iphan.

A fortificação erguida entre 1551 e 1624 por Garcia D’Ávila - almoxarife do primeiro governador-geral do Brasil, Tomé de Sousa - está localizado há 3 Km da Vila. Suas ruínas com arquitetura medieval, leva consigo um misto de história e natureza, com a capela de Nossa Senhora da Conceição, que ainda é utilizada pela comunidade local, museu com artefatos históricos encontrados durante as escavações de restauração, mirante com uma irresistível vista para a vila e para o oceano, perfeito para tirar uma foto sensacional e postar no Instagram com a família. 

Uma forma diferente de contar a seus filhos a história do Brasil, afinal de contas todos poderão vivenciar a experiência presencial no belíssimo local. 

Informações: 
Localização: Alameda do Farol, s/n, Praia do Forte 
Telefone: (71) 9985-3371 
Entrada: R$ 6,00 

Segundo dia...



Reserva de Sapiranga


3. Caminhar na Reserva de Sapiranga

Claro que não colocamos os passeios básicos nesse guia, como dar aquela voltinha gastronômica a noite na Vila, sabendo que deverão fazer isso, no segundo dia acordar cedo e curtir a natureza será praticamente uma obrigação.

Imergir na natureza, sentir o sopro de águas doces e vivenciar uma proximidade real com a natureza, uma caminhada pelas trilhas de Sapiranga será uma deliciosa atividade. Agora recomendamos a procura de um guia credenciado.

A Reserva da Sapiranga conta com 600 hectares de Mata Atlântica, habitat de diversos tipos animais e plantas silvestres,  três rios - o Rio Pojuca, de águas calmas; o Rio Terebu e o Rio Sapiranga.
 
Dentro da reserva possui um centro de educação ambiental, mini-museu, biblioteca, cine-floresta, salas de aulas, banheiros, oficina e loja de artesanatos produzidos pelos nativos da região. 

Mas, além de ser uma programa relaxante, é possível se divertir muito explorando a região a pé, de bicicleta, a cavalo e até mesmo de quadriciclo - alugado com a Portomar. Para as famílias que curtem aventura, o lugar também conta com tirolesa, caiaque, canoa motorizada e caminhadas para se fazer nas 8 trilhas disponíveis -   Trilha da Gameleira, Corredeiras, Sete Pontes, Trilha das Bromélias, Bica da Sapiranga,  Trilha da Gamboa, Trilha da Rolinha e Trilha Longa. 
Dentro da reserva tem tantas opções de diversão que o difícil vai ser escolher qual passeio você e a sua família devem fazer primeiro.





4. Navegar de Canoa na Lagoa de Timeantube 

Para um final de tarde inesquecível, com direito a um esplêndido pôr do sol, recomendamos aproveitar os rios que o município possui, como passeio de canoa na Lagoa de Timeantube - lagoa de águas negras - é um dos entretenimentos divertidos para se fazer com a família. Navegar pelas águas com canoas estilo canadense, onde todos precisam cooperar e remar juntos, ajuda a sincronizar e incluir toda a família na mesma frequência. 

O programa também proporciona visualizar a grande variedade de espécies de pássaros, com parada na Ilha do Dendê para observar a flora da região, sendo assim capaz de apreciar com a sua família as belezas da natureza. 

Informações:
Saída: Sob consulta;
Duração média: 01h30min;
Capacidade por saída: 11 pessoas;
Idade: Mínima 05 anos e máxima 60 anos;
Site: www.portomar.com.br

Terceiro dia…






5. Pedalar no Parque Klaus Peter

Para fechar o ano e iniciar o terceiro dia passeios, nada melhor que pedalar após fazer uma deliciosa refeição no café da manhã do Porto Zarpa Hotel.

O Parque Natural Municipal da Restinga de Praia do Forte Klaus Peter, Unidade de Proteção Integral, é uma forma de se encantar e aprender mais sobre a preservação da natureza.

Realizar com a família um passeio de bicicleta é a melhor forma de aproveitar por completo o local. Com uma trilha sensacional de 3,6 Km, contando com placas durante o trajeto que informam sobre a flora e fauna do local, deixando o programa ainda mais ecologicamente informativo, com a possibilidade de fazer fotos incríveis dos belos pássaros levantando voo. 

O melhor horário para curtir essa volta com a família é entre as 6h e às 9h da manhã e das 15h às 17h. Não esqueçam de se proteger, levem na mochila água mineral, filtro solar, óculos de sol e chapéu. 





6. Mergulhar nas Piscinas Naturais 

Antes de romper o ano, tomar aquele banho de água salgada é meio que sagrado por aqui, então torcer para que a maré esteja baixa no período da tarde e dar aquele mergulho nas águas calmas e cristalinas das piscinas naturais do Papa Gente, será como fechar o ano com chave de ouro. 

Esse passeio é perfeito para desacelerar o ritmo do dia a dia e ensinar aos seus filhos como funciona a vida marinha, imergindo-os no ambiente e observando de perto o habitat da vida aquática. O que serve de complemento ao passeio no Tamar, já que agora ele pode relacionar-se com esse meio com uma ótica de carinho e cuidado com o meio ambiente. 

Saídas: Sempre durante as marés baixas;
Duração média: 1h00min;
Capacidade por saída: 20 pessoas;
Idade: Mínima 06 anos e Máxima 70 anos;
Oferecemos: Máscara EasyBreath e colete salva-vidas;
Site: www.portomar.com.br

Último dia…





7. Conhecer e fotografar as belezas naturais do Lago de Aruá

Buscando agora um lugar encantador, para descansar da festa no hotel e começar o ano com o pé direito, capaz de deixar apaixonado pais e filhos, conhecer as belezas naturais e o belo espelho d’água do lago Aruá, é sem dúvida o que espera por vocês. 

No lago dá para curtir diversas possibilidades de entretenimento que a lagoa permite, como passeio de stand-up, pedalinho, caiaque e um belo banho nas incríveis águas mornas cercada pela Mata Atlântica. Se tem um lugar sossegado e perfeito para aproveitar junto a família, o lugar é esse. 

Para deixá-lo ainda melhor, vocês podem almoçar no delicioso Terroir do Axé, que fica na beira da lagoa, praticamente em frente a antiga Pousada Cabanas de Aruá. Lá é possível se deliciar com um cardápio diversificado que conta com Pernil de Carneiro e Aipim Frito, Filé de Axé, Moqueca de Camarão, entre outras opções que agradarão a todos. Nesse mesmo local, para os pais apreciadores de uma boa cevada, é possível degustar uma deliciosa cerveja artesanal produzida na região, feita com a água do próprio lago, ou seja, é possível ter um divertido, incrível e delicioso passeio como toda a família a beira do lago Aruá e tirar fotos sensacionais para postar e lembrar durante todo o Ano Novo.  

Localização: Loteamento Quinta do Castelo - Praia do Forte, Lagoa Aruá, s/n - Reserva sapiranga, Mata de São João
Site: www.terroirdoaxe.com

Então, se você já decidiu que vai passar o Réveillon com a sua família em Praia do Forte, ou se ainda estava decidindo, depois desse maravilhoso roteiro não tem como pensar em outro lugar. Uma virada de ano com toda essa aventura, sabor e alegria só podia ser em uma dos lugares mais bonitos da Bahia.