Porque levar as crianças pra Praia do Forte?

02/11/2016

Alguns motivos para trazer seus filhos aqui pelo menos uma vez por ano

Praia do forte é um paraíso particular. Recarregar as energias, tomar um banho de mar revigorante e visitar lugares incríveis. Façam questão de trazer seus filhos aqui pelo menos uma vez por anos para eles vivenciarem essa maravilha e poder sentir um pouco dessa energia baiana. Listamos algumas boas opções para você planejar as próximas férias com seus filhos:

Visita ao Castelo Garcia D'Ávila
Estar na Praia do Forte  não significa apenas se esbaldar no bolinho de peixe do Souza  ou na roska da barraca do Zé.  É poder conhecer o Castelo Garcia D’ávila construído  em 1551 (mas só ficou pronto mesmo em 1624) num ponto estratégico do morro a ponto de se ter uma vista total do mar e das embarcações que por aqui aparecessem. Dizem que existia até um sistema de comunicação estabelecido através de chamas no alto da Torre do castelo. Em meio à  reserva da Sapiranga, essa foi a maior edificação portuguesa construída no Brasil, até a época. As ruínas do Castelo são abertas à visitação durante o dia. Aconselhamos ir com às crianças após a praia e curtir o por do sol de lá, esse lugar é incrível. Dá pra ir de carro ou tuc tuc (os taxis daqui), porque o percurso para o Castelo tem uns 4 quilômetros, saindo da Vila.

Biologia marinha
Visitar o Projeto Tamar é uma das melhores atividades para as crianças, parada obrigatória em Praia do Forte. Eles amam, querem passar horas lá e curtir tudo.  A depender da época do ano, você consegue ver o nascimento das tartarugas (no verão, entre janeiro e fevereiro) e o momento que elas eclodem, ou seja, saem dos ninhos. É um passeio imperdível!

Tomar sorvete artesanal
O que antes era a tradicional Sorveteria da Ribeira, um dos pontos mais visitados de Salvador, agora recebe o nome de Sorvete do Forte, e está espalhado por alguns pontos na vila. Experimente provar e apresentar para as crianças os sabores típicos da região como: cajá, umbu, cupuaçu e mangaba, porque provavelmente é só por aqui que você encontrará. E é uma delícia, dá água na boca!

Passear de Tuc Tuc pela vila
As famosas bicitaxi são a sensação das crianças. Você não  precisa delas para andar por aqui, afinal da para fazer tudo à pé aqui na Praia do forte. Mas opte também por esse passeio pelo meio da vila, com o menino pedalando e buzinando para lá e para cá. É divertido mesmo. Muita gente usa como meio de transporte (idosos e crianças, principalmente), mas vale pegar só para experimentar sair do início da Vila e comer um acarajé na praia. Mas escolha o tuc tuc de bicicleta, como é chamado por aqui. Pois, por dentro da vila os motorizados não têm permissão para andar.